blaze

MEC antecipa prazos de inscrição de Sisu, Prouni e Fies; confira as datas

Programas permitem que alunos que tenham feito o Exame Nacional do Ensino Médio concorram a vagas em universidades públicas, bolsas e financiamentos estudantis

  • Por blaze
  • 27/12/2022 10h03
Wikimedia CommonsFachada do Ministério da SaúdeSede do Ministério da Educação, em Brasília

Estudantes que preenchem os requisitos para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) podem enviar as inscrições entre os dias 16 e 24 de fevereiro. O resultado será divulgado no dia 28 do mesmo mês. O Sisu permite que alunos que tenham feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) concorram a vagas em instituições públicas de ensino. Os estudantes não podem ter zerado a nota da redação para participar. As inscrições são feitas diretamente no site do Sisu, com o login e senha fornecidos no Enem 2022. Já as inscrições para o Programa Universidade Para Todos (Prouni) começam no dia 28 de fevereiro e seguem até o dia 3 de março. A primeira chamada será no dia 7 de março e a segunda no dia 21 do mesmo mês. Os alunos que cursaram ensino médio em escola pública ou em escola particular com bolsa integral podem se candidatar ao programa. Os candidatos também devem ter feito o Enem com uma média de 450 pontos e não podem ter zerado a redação. As inscrições são feitas diretamente no site do Prouni.

Os estudantes que desejam ter acesso ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) devem entrar com um pedido entre 7 e 10 de março. O resultado sai no dia 14 do mesmo mês. O financiamento para cursar a faculdade é concedido para alunos de baixa renda e com taxa zero de juros. O candidato deve ter média no Enem igual ou acima de 450 pontos e não pode ter zerado a redação. É possível fazer o pedido do Fies com as notas do Enem a partir de 2010. O Ministério da Educação ainda deve divulgar os editais completos com cronogramas, datas dos processos seletivos e oferta de vagas.

*Com informações da repórter Nanny Cox

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.
blaze Mapa do site